Quem escreve o LaReKisses?

Minha foto
Coisas coloridas, coisas de vestir, coisas para enfeitar casa, coisas para divertir. Coisas de LaReK.

sábado, 31 de dezembro de 2011

Promessa de 2011: cumprida

(English version)

Sim, cumpri minha promessa de ano novo: 2011 se passou e não comprei sapato algum e só comprei roupas realmente necessárias e justificadas (veja aqui). Ah, não estava na promessa, mas acabei não comprando acessórios também - achei que seria não seria justo.

A promessa foi feita com um propósito: deixar de gastar dinheiro e economizar para pagar e decorar o apê. Quando vejo que um ano todinho se passou e eu cumpri minha promessa, fico pensando nas coisas que aprendi. As mais importantes, divido com vocês.
1. A força que uma promessa pode ter. No começo, foi bem difícil. Eu estava naquele espírito consumista, de que quer e precisa de tudo. A cada vitrine que eu olhava, parecia que um sino tocava na minha cabeça, dizendo: "Você fez uma promessa! Esse dinheiro pode pagar seu apê! Fez uma promessa! Pode pagar um tapete! Não compre, pela promessa"! Depois, nossa mente fica tão treinada que só pensa na promessa. E depois, vai dando um orgulhinho de estar cumprindo. Agora, no fim, dá um super orgulho de ter conseguido!
E, quando a gente deixa de gastar por opção, consegue ver as nossas reais necessidades . Eu nunca fui de fazer loucuras com compras (gastar mais do que eu podia e ficar devendo... ou comprar algo abusiva e absurdamente caro porque eu tinha gostado...), mas sempre gostei de comprar. E sempre soube que comprava coisas demais e eu porque gostava delas. Porque era bonitas, ou porque faziam meu estilo. Porque eram da cor favorita, ou porque me encantavam. E percebi que o meu pensamento estava um tanto viciado.
Lição 1: Dá para cumprir promessas de ano novo, sim.
Lição 2: Você nem sempre compra porque precisa, mas porque quer.
2. Que a criatividade tem que ser um exercício diário. Olha, eu tenho bastante criatividade desde sempre. Mas, como sou formada em Direito (e eu amo o que faço), uma das coisas que quase não uso na minha profissão é justamente a criatividade. Então, desde que comecei pelos caminhos jurídicos, passei a exercitá-la em outras coisas: roupas e decoração, principalmente. Este ano, então, foi exercitada todo santo dia, pois tentava mostrar sempre combinações diferentes. Mas no inverno, que foi BEM rigoroso, confesso que foi mais difícil. Até mesmo porque as roupas foram ficando gastas (de uso mesmo). Foi tão difícil quanto o período em que engordei. E aí? O que a gente faz quando engorda, não está comprando e não entra mais em roupas? Ainda bem que eu sempre fui fã de roupas mais folgadinhas...
Mas, nem sempre o exercício da criatividade deu certo, é verdade. E só pude perceber isso quando olhava o resultado na foto ou quando o post não tinha comentários de vocês, rsrsrs.
Lição 3: A criatividade pode te ajudar a conviver com seu guarda-roupa.
Lição 4: O erro e o acerto nascem da criatividade.

3. O estilo e a moda. Depois de um tempo sem comprar, você percebe que não é tão difícil passar sem adquirir coisinhas da moda. Às vezes é chato, mas não é difííííícil. O difícil de verdade é não comprar algo que é o seu estilo, que você queria faz tempo, e que entra na moda! Tem algumas coisas que você não acha em lojas sempre para vender e tem que "aproveitar" quando estão na moda. A calça vermelha (que procurei por tanto tempo, antes deste ano) foi a tendência que mais senti por não ter. Eu já tive uma calça vermelha um tempo atrás, na época da facul, e amava. Ela foi tão usada que, quando doei, já estava até meio rosa, rs.
Coisas básicas e/ou clássicas também me ajudaram a usar o guarda-roupa do ano passado, retrasado e assim por diante (tenho roupas bem antiguinhas, e esta é a vantagem de comprar coisas mais clássicas, básicas e boas). E o estilo é o que te deixa bem sempre: eu sempre tive algumas peças que amava, mesmo quando não estavam na moda - e isso ajuda muito a se sentir bem mesmo sem aquela peça moderninha.
Lição 5: O meu estilo é formado pelo que eu gosto, com ajuda da moda, do clássico e do básico.

4. Preto é preto. Eu me considero uma pessoa colorida. Dificilmente saio toda de preto ou combino com preto porque é mais fácil. Ainda mais sapatos! Adoro dar uma pitada de cor na roupa pelo sapatinho! Mas tenho que admitir: minha sapatilha e meu sapato de salto médio pretos se foram. Ééééé... na caaaaara.
Lição 6: O pretinho é um básico, é um clássico e é o que você mais sente falta quando fica sem, por mais colorida que você seja.

5. Comprar menos está em alta. A mais famosa no Brasil é a Jojo, do Um ano sem Zara, mas já vi várias blogueiras fazendo promessas de não comprar ou outras intenções semelhantes. Quase um slow fashion (em analogia ao slow food). Às vezes tem um objetivo específico (comprar um apê ou colocar as contas em ordem), outras vezes é pela conscientização, outras pelo simples desafio. Mas vale a pena parar as compras um pouquinho... ou por um ano.
Além disso, depois deste período, é interessante olhar as vitrines com outros olhos e até mesmo se pegar pensando "bonito (e ponto final)", sem vontade alguma de comprar.
Lição 7: Comprar menos é tendência.

E que as novas promessas de ano novo apareçam!

F e l i z 2 0 1 2 !

10 comentários:

Anônimo disse...

Oi Lari, li todo o seu texto e adorei, tb passei um ano quase sem comprar por causa do meu casamento e tive que me virar em mil. Hoje mantenho um diario onde escrevo looks (tipo: calca tal + blusa tal + sapato tal) para testar sempre que lembro das coisas que ja tenho e como posso combina-las de formas diferentes. Para mim, esse aperto me ajudou bastante e tb tive minhas licoes. Feliz 2012 amiga, um super ano para nós!

Tati disse...

Que bom que você cumpriu, mas o melhor ainda é que você ficou feliz com as suas escolhas. Quando eu comprei meu apartamento (ainda não conhecia meu marido, foi uma empreitada totalmente independente), eu coloquei na cabeça que não ia financiar, que ia pagar à vista e para isso fiquei 3 anos (isso mesmo, 3 anos!!!) sem comprar nada para mim, nem um alfinete. Minhas calças já estavam se desmilinguindo, os sapatos soltando as solas, mas valeu a pena cada centavo. Hoje, como eu não tenho financiamente, pego o dinheiro das parcelas e uso para viajar. Sinal de que todo sacrifício compensa né!!??
Um lindo ano novo para você Lare. Apesar de nunca ter visto seu rosto, tenho uma simpatia enorme por você e desejo tudo de bom!!
Beijo enorme
Tati

Ana disse...

Happy New Year!!!!<3

*Sô* disse...

Olá menina!
Feliz 2012 pra vc,muitos sonhos realizados e muitos a realizar.Sucesso!
Bj

mollymell disse...

Que bom que você conseguiu se manter fiel às suas resoluções para 2011.
Dá uma sensação de força interna na gente, não dá?
Meus parabéns mesmo.
A tendência é essa mesmo, gastar o necessário sem esbanjar, sem desperdício.
Um grande abraço, e um 2012 de muito sucesso pra você.

Bonnie disse...

Happy New Year, love! :)

http://www.glamkittenslitterbox.com/
Twitter: @GlamKitten88

Luana Barros disse...

adorei o seu texto .
e amei a sua força de vontade em assumir uma promessa!

Que esse anos seja maravilhoso para você!

beijaoo

Corina disse...

Oi La!! Vc me encorajou mais com esse texto. Tb estou com novas resoluções para 2012 e o balanço de 2011 foi positivo, pois consegui cumprir metas importantes. Que 2012 seja um ano maravilhoso p/ vc e toda sua família!! Bjosss

Gabi disse...

La, vc sabe que passam muitas pessoas pelos nossos blogs (o que é muito bom), porém nem todas vão ficando, algumas querem apenas serem seguidas, outras não gostam do nosso estilo, mas existem aquelas com as quais nos identificamos de cara, pelas preferências, pelos gostos, vamos mantendo contato e a afinidade aumenta. Sinto essa afinidade com vc durante a leitura de seus posts e dos comentários, lendo esse percebi isso ainda mais. Eu na verdade fiz uma listinha pequena do que realmente precisava comprar e fiz isso nessa primeira semana, agora preciso me jogar com fé na contenção pois estou precisando, não vejo a hora de chegar a etapa da mente treinada e acostumada a não comprar, pois hoje vivo o contrário, vejo, gosto e compro, só depois penso em como pagar rsrs. Quanto ao modismo, apesar de gostar de conhecer e seguir algumas tendências, acabo não ousando tanto, então acho que a isso sobrevivo. Enfim, torça por mim!!! Agora me conte, vc conseguiu arrumar o AP? O que já comprou depois do fim da promessa? Beijos, Gabi.
descedoponei.blogspot.com

Claudia disse...

Lare!!!
Que coisa boa ler seu post e ver tantas conquistas! Estou decidida a mudar meu pensamento em relação ao consumo e buscar prazer em outras coisas, como vc falou, usar a criatividade com o que já se tem e que é bem suficiente!
Parabéns e que eu consiga ir em frente como vc!
Obrigada pelas visitas, viu? Vc é um amor de fofa!
Beijosss,
Claudia

http://ascoisaslindas.blogspot.com/